Lançamento @EdValentina O fundo é apenas o começo @NealShusterman – Comunicação @Punchcom

em

                                               VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

 

Um dos principais focos da Valentina é oferecer literatura de qualidade para jovens leitores. Por isso, soma agora ao seu catálogo mais um vencedor do National Book Award, o principal prêmio literário norte-americano: O fundo é apenas o começo. O primeiro título vencedor da honraria lançado pela editora foi Passarinha (Kathryn Erskine), o qual também recebeu a chancela Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.              capafinal

Escrito pelo best-seller do New York Times Neal Shusterman, o romance arrebata o leitor, que acompanha a trajetória do adolescente Caden Bosch em suas jornadas interiores. Aluno exemplar, ele percebe no cotidiano mudanças comportamentais que vão se tornando desafios para ele. Amigos, professores e seus pais começam a se preocupar com as suas constantes caminhadas, a falta de concentração e o desinteresse escolar. Caden mergulha cada vez mais em pensamentos que misturam realidades cotidianas e oníricas. E vive também em um presente paralelo: é tripulante de um navio no qual foi encarregado de documentar a viagem com seus desenhos. A embarcação tem como objetivo chegar a Challenger Deep (nome original do livro, em inglês), o ponto mais profundo da Terra. Apesar da carga dramática, a obra tem incríveis momentos de humor e lirismo.

 

Diz Shusterman: “O fundo é apenas o começo não é exatamente uma obra de ficção. Tudo que acontece com Caden é real. Uma em cada três famílias nos Estados Unidos é afetada pelo espectro da doença mental — um dado de que tenho conhecimento porque a minha é uma delas. Enfrentamos muitas das provações que Caden e sua família enfrentaram. Vi um filho amado viajar até as profundezas da mente, sem nada poder fazer para impedir a sua descida. Com a ajuda do meu filho, tentei capturar as diversas facetas dessa descida. As impressões do hospital, o medo, a paranoia, a mania e a depressão são reais, bem como a sensação da “gelatina” e o torpor que a medicação p pode prconfundindo o medicamento com Excedrin).

pode provocar (algo que experimentei em primeira mão ao tomar dois comprimidos de Seroquel, confundindo o medicamento com Excedrin). No entanto, a melhora também é real. Uma doença mental não desaparece totalmente, mas pode, num certo sentido, entrar em remissão. Como diz o Dr. Poirot, não é uma ciência exata, mas é tudo que temos — e avança a cada dia, à medida que aprendemos mais sobre o cérebro e a mente, e desenvolvemos medicamentos melhores e mais específicos.”

As ilustrações da obra foram criadas pelo filho do escritor, Brendan Shusterman. Os romances de Neal Shusterman lidam com assuntos de forte apelo junto a adolescentes e também adultos, a partir da construção sensível de personagens verossímeis, na dor ou no humor, na celebração da vida ou no enfrentamento de momentos difíceis. Alguns dos principais veículos internacionais que cobrem mercado editorial recomendam a leitura de O fundo é apenas o começo:

 

PUBLISHER’S WEEKLY

“Com lirismo e poderoso insight, Shusterman traça a descida à esquizofrenia – e o retorno – de Caden Bosch, um inteligente rapaz de quinze anos e artista talentoso. Shusterman extraiu sua experiência da doença do próprio filho, Brendan, cujos desenhos espelham a fragmentação de Caden em linhas rodopiantes que evocam fantasmagoricamente as de Van Gogh. É uma colaboração poderosa e crucial para a credibilidade do romance.”

 

BOOKLIST

“Shusterman tece belíssimas narrativas paralelas que se entrelaçam cada vez mais neste romance notável. Com uma busca crescente pela compreensão da doença mental, este livro é uma aquisição obrigatória. Marcante, inesquecível e otimista a um só tempo.”

 

KIRKUS

“Shusterman desestabiliza os leitores com o uso constante dos verbos no presente e com a ausência de transições, mas a alucinação náutica de Caden, que se transforma num subenredo, torna-se mais clara quando seus pais o internam na ala psiquiátrica do Seaview Hospital, com seu idiossincrático grupo de pacientes e equipe. Entretanto, a desorientação de Caden e o desconforto dos outros também tornam a história assustadoramente real. Tanto uma aventura em perspectiva como um enredo, esta incursão incomum pelos meandros da esquizofrenia deverá proporcionar aos leitores uma compreensão mais profunda da doença.”

 

SCHOOL LIBRARY JOURNAL

“Este comovente e profundo mergulho na mente de um esquizofrênico cativará os leitores, gerará empatia por aqueles que sofrem de doenças mentais e oferecerá amplo material para discussões.”

 

HORN BOOK

“Este romance é um desafio para o leitor desde as primeiras linhas. Claramente escrito com amor, o romance é comovente, mas também engraçado, com um humor irônico e cheio de insight.”

 

O FUNDO É APENAS O COMEÇO

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2018.

272 páginas

16 x 23 cm

ISBN 978-85-5889-062-5

R$ 39,90

e-ISBN 978-85-5889-063-2

Preço ebook R$ 29,50

Tiragem:6.000 exemplares

Público: Jovem adulto (15+)

 

SOBRE NEAL SHUSTERMAN:

Neal Shusterman vive no sul da Califórnia com seus quatro filhos, que são uma constante fonte de inspiração criativa. Criado no Brooklin (Nova York), começou a escrever desde pequeno. Aos 16, mudou-se para o México com a família, e acredita que a experiência foi fundamental para ampliar sua visão sobre a vida e torná-lo mais confiante para os grandes desafios que encarou, com sucesso.

É romancista e roteirista de cinema e TV. Seus livros receberam diversas honrarias e menções de organizações como International Reading Association e American Library Association. Foi autor do filme da Disney Channel, Pixel Perfect, das séries Goosebumps e Animorphs. Tem agenda preenchida, também, por palestras em escolas e conferências. Criou games de sucesso como How to Host a Mystery e How to Host a Murder.

Saiba mais sobre o autor em: http://www.storyman.com/

 

SOBRE A EDITORA VALENTINA

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém seu compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thrillerchick lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

 

Conheça a Editora Valentina também em:

editoravalentina.com.br

facebook.com/EditoraValentina

twitter.com/EdValentina

youtube.com/ValentinaEditora

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s