Release @Punchcom: Lançamento A História da Ciência para Quem Tem Pressa @EdValentina – Nicola Chalton e Meredith MacArdle

2.500 ANOS DE EUREKAS NAS PALMAS DAS MÃOS

 

 CAPA A HISTORIA DA CIENCIA RELEASE

Em tempos de barbárie por disputas religiosas e políticas, de convulsões sociais e morais em todo o mundo, A História da Ciência para Quem Tem Pressa – De Galileu a Stephen Hawking em 200 páginas! representa mais do que um resumo criterioso e profundo de grandes feitos a partir de métodos científicos e do ofício do cientista. Trata-se de um chamado a leitores do que ainda representa a Humanidade e seu grande poder de realização, superação, genialidade, criatividade e originalidade capazes de revolucionar o mundo.

Escrito pelas autoras e editoras especializadas em obras científicas, Nicola Chalton e Meredith MacArdle, o livro também é referência importante e atual a pesquisadores, acadêmicos e cientistas, mesmo sendo voltado a leigos. .Desde a Antiguidade, as maiores mentes da Humanidade tentam dar sentido ao universo observando muito além da capacidade de ver ou mesmo tocar – desde minúsculos átomos até a estrela mais distante. Abrangendo, em ordem cronológica, as principais descobertas dos pensadores mais prolíficos em cada campo científico, incluindo Aristóteles, Darwin, da Vinci, Newton, Descartes e Hawking, A História da Ciência para Quem Tem Pressa também inclui destaques da vida e dos trabalhos dos cientistas mais influentes: como Ptolomeu teve de corrigir seus resultados para se harmonizar com suas teorias; como Freud usou a cocaína para expandir a própria mente; e como Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, foi banido de usar computadores universitários depois de ser apanhado hackeando o sistema. Revelando como a curiosidade humana não conhece limites, este livro mostra os visionários que se atreveram a questionar as “verdades” estabelecidas e cujas teorias moldaram como agora olhamos para o mundo.

 A História da Ciência para Quem Tem Pressa é o quarto título da coleção best-seller da Valentina: Para Quem Tem Pressa. Os demais livros da série são A História do Brasil para Quem Tem Pressa, A História do Mundo para Quem Tem Pressa e A História da Mitologia para Quem Tem Pressa.

 Alguns feitos científicos descritos no livro:

 * O brilhante astrônomo e matemático árabe al-Battani (c. 858–929) constatou, com uma precisão incrível, que nosso ano solar dura 365 dias, 5 horas, 46 minutos e 24 segundos, cometendo um erro de apenas alguns minutos em relação à medição atual: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. E descobriu um fenômeno que escapara à percepção de Ptolomeu: o fato de que a distância da Terra em relação ao Sol, bem como a distância da Lua relativamente ao nosso planeta, varia ao longo do ano.

* Em 1543, a publicação da teoria heliocêntrica de Copérnico representou o primeiro questionamento sério da validade do sistema cosmológico geocêntrico. Ele punha o Sol no centro de todos os planetas de nosso sistema estelar, ao redor do qual giravam, em ordem de proximidade, Mercúrio, Vênus, Terra (e a Lua), Marte, Júpiter e Saturno, além de uma enorme esfera de estrelas fixas. A Terra girava em torno do próprio eixo, levando um dia para completar tal volta, enquanto a Lua realizava um movimento completo ao redor da Terra a cada mês, ao passo que nosso planeta, flutuando no espaço com seu imaginário eixo inclinado, precisava de um ano para efetuar uma volta completa em torno do Sol.

 * Newton publicou, em 1687, seu Princípios matemáticos da filosfia natural, mais comumente denominado Principia. Na obra, expunha conceitos de gravitação universal e leis do movimento, que se tornaram a consagrada visão científica da natureza do universo.

* Duzentos anos depois, o físico de origem judaica Albert Einstein aperfeiçoou a física newtoniana. Em sua teoria geral da relatividade (1916), ele explicou que a gravitação não é uma força conforme descrita por Newton, mas o efeito da curvatura do espaço, causada pela presença de massa. Matéria e energia encurvam a geometria do espaço, algo mais ou menos parecido com o que vemos quando um objeto pesado deforma um travesseiro — e esse é o efeito a que chamamos de gravidade. Uma das consequências dessa realidade é que até a luz é encurvada pela gravidade, seguindo uma trajetória curvilínea em torno de corpos com grande quantidade de massa, como, por exemplo, o Sol.

* O padre jesuíta e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966) foi, em 1927, o primeiro a enunciar a ideia de um universo em expansão e propôs o que ficaria conhecido como Big Bang, teoria da origem do universo.

* Antes de Stephen Hawking, os cientistas acreditavam que nada podia escapar de um buraco negro. Hawking, porém, descobriu que, sob condições especiais, um buraco negro pode emitir certas partículas subatômicas, fenômeno conhecido como “Radiação de Hawking”. Demonstrou também que buracos negros têm temperaturas e não são totalmente negros; obedecem às leis da termodinâmica e acabam evaporando.

* Os computadores são uma assombrosa evolução das primitivas máquinas de calcular, como a Pascalina, a máquina analítica de Charles Babbage (1791-1871), os algoritmos de Ada Lovelace (1815-52) e a máquina de Turing. A coligação de computadores em redes de comunicação computadorizada demonstrou o quanto eles podiam ser úteis e eficientes. Assim, Tim Berners-Lee (1955-), cientista inglês da computação, chegou ainda mais longe em 1989, inventando a rede mundial de computadores (World Wide Web).

* Nascida em Varsóvia, então parte do Império Russo, Marie Curie estudou na Universidade de Paris (Sorbonne), onde se formou como a primeira aluna da turma em 1893. Em 1903, tornou-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, concedido a ela por suas pesquisas sobre radiação na área da física, junto com Pierre, seu marido, e Henri Becquerel. Em 1911, ganhou seu segundo Prêmio Nobel, desta vez em química, por sua descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. A façanha tornou-a a primeira cientista a ganhar dois Prêmios Nobel em diferentes áreas do conhecimento.

* Embora seja mais conhecido como filósofo, o erudito grego Aristóteles se interessava por todos os aspectos do mundo natural, e por isso é considerado o primeiro grande biólogo do mundo. Relacionou uma enorme quantidade de dados sobre o comportamento e a estrutura de plantas e animais, e classificou mais de 500 espécies diferentes.

* Charles Darwin escreveu um dos livros mais importantes e polêmicos da história da ciência. Em seu A origem das espécies, publicado em 1859, ele expôs a teoria da evolução biológica e a lei da seleção natural dos seres vivos. A obra representou uma contestação da ideia de que Deus criou o universo e todas as formas de vida.

 

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA QUEM TEM PRESSA

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2017.

200 páginas

14×21 cm

ISBN 978-85-5889-047-2

R$ 34,90

Preço ebook R$ 26,90

e-ISBN 978-85-5889-048-9

Tiragem: 20.000 exemplares

Público: Juvenil/Adulto (12+)

 SOBRE AS AUTORAS:

NICOLA CHALTON escreveu e editou diversas obras de teor histórico e de não ficção, entre as quais uma série de livros sobre a história da ciência e da filosofia.
É proprietária de uma pequena editora
em North Yorkshire, a qual administra em parceria com a sócia.

MEREDITH MacARDLE é escritora e editora residente em Londres.

SOBRE A EDITORA VALENTINA

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém seu compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thrillerchick lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

 

Conheça a Editora Valentina também em:

editoravalentina.com.br

facebook.com/EditoraValentina

twitter.com/EdValentina

youtube.com/ValentinaEditora

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s