Release @Punchcom lançamento: A Identidade Secreta dos Super-Heróis @EdValentina/ Brian J. Robb

em

É um pássaro? É um avião? Não! É o guia definitivo para sua estante!

 

capaA Identidade Secreta dos Super-Heróis – A História e as Origens dos Maiores Sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores é daqueles livros que não podem faltar na biblioteca de leitores em busca de histórias incríveis, de universidades, de redações, de ambientes de trabalho de profissionais da indústria do entretenimento. Brian J. Robb traça um panorama completo e profundo da ascenção dos gibis como mídia de relevante contribuição na Política, História, Cinema, Rádio, Publicidade, Imprensa, dos anos 30 aos blockbusters cinematográficos da atualidade. Em linguagem acessível não só para os que transitam pelo mundo geek, cultura pop e fandom, revela como a trajetória dos heróis dos cartoons surgiu e se desenvolveu em quase um século, a partir de pesquisa abrangente e profunda apresentada pelo autor.

O livro explora o início do fenômeno dos super-heróis a partir de gibis descartáveis lançados na época da Grande Depressão norte-americana. Revela o impacto do surgimento do Super-Homem, em 1938, que estabeleceria características e parâmetros canônicos do que representa um herói com grandes poderes. Brian J. Robb apresenta um panorama de quase um século de construção, descontinuidade, reinvenção destes personagens, processos de criação dos autores, contextos em que foram criados e desdobramentos de consumo e comportamento em gerações de leitores até o século 21, com blockbusters e gibis em aplicativos.

As influências estéticas na Filosofia, Artes Plásticas, História e Mitologia pelos criadores destes seres emblemáticos são apontadas pelo autor. A tradução realizada pelo jornalista, escritor, crítico de cinema e referência na cultura pop, André Gordirro, ampliará o entendimento do leitor em notas e informações que contextualizam termos e situações citadas na obra. O foco do livro é mostrar o que esteve por trás da criação e da evolução histórica dos super-heróis norte-americanos. Brian J. Robb discute, ainda, quais foram os reflexos do surgimento destes ícones em personagens elaborados por criadores ingleses, japoneses, indianos, por exemplo.

A divisão em eras e temas que reúnem temáticas e perfis comuns a super-heróis é outro facilitador na leitura. O livro examina a criação da família DC Comics (Super-Homem, Mulher Maravilha, Liga da Justiça), dos anos 40 aos 60; os personagens lançados entre a década de 40 e 50 sob o impacto da Segunda Guerra Mundial; o surgimento da família Marvel nos anos 60 (Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, X-Men); a desconstrução dos arquéticos tradicionais e politização dos personagens (Watchmen e o Batman de Frank Miller) e o surgimento de criadores e editores independentes, entre os anos 80 e 90; o renascimento e explosão como fenômeno audiovisual dos anos 2000 à atualidade em obras como Os Vingadores.

Confira algumas curiosidades do livro:

* O Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia.

* A famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada.

* As tiras de ficção científica como Buck Rogers e Flash Gordon mostraram que o meio de comunicação podia ser utilizado para contar histórias sérias em série.

* A inspiração inicial para o uso do tema do morcego em Batman foi o trabalho de Leonardo da Vinci, o artista renascentista. Kane tinha visto imagens de uma máquina voadora parecida com um morcego, conhecida como ornitóptero, desenhada pelo artista, e combinou isso com figuras de que ele tinha fortes recordações da infância.

* O Quarteto Fantástico foi a primeira nova equipe de super-heróis da Era de Prata que não foi lançada pela DC, que até então se contentou em reciclar super-heróis-chave da Era de Ouro. A abordagem de Stan Lee foi direta: embora seus heróis tivessem superpoderes, eles também seriam pessoas reais, gerando identificação com os leitores, ao contrário de figuras poderosas como o Super-Homem.

A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2017.

304 páginas | 16 x 23 cm

R $44,90 – ISBN 978-85-5889-041-0

Tiragem: 7.000 exemplares

Público: Geral

Ebook: R$ 34,90 – e-ISBN 978-85-5889-042-7

SOBRE BRIAN J. ROBB

Brian J. Robb escreveu livros de cultura pop elogiados sobre o cinema mudo, os filmes de Philip K. Dick, Wes Craven, O Gordo e o Magro, e os seriados de TV Doctor Who e Jornada nas Estrelas. Brian é coeditor do popular site Sci-Fi Bulletin e mora em Edimburgo. É best-seller do New York Times e Sunday Times nas biogtrafias sobre os atores Leonardo DiCaprio, Johnny Depp e Brad Pitt.

Saiba mais em: https://brianjrobb.wordpress.com/

SOBRE A EDITORA VALENTINA

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém seu compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thriller, chick lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

 

Conheça a Editora Valentina também em:

editoravalentina.com.br

facebook.com/EditoraValentina

twitter.com/EdValentina

youtube.com/ValentinaEditora

www.instagram.com/edvalentina

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s