Release Lançamento A Diversidade em Perigo – Pascal Picq – @EdValentina

ENSAIO EM DEFESA DO PLANETA

capa-final_diversidade 

A diversidade em perigo – De Darwin a Lévi-Strauss é um chamado definitivo à tomada de consciência humana para evitar seu colapso e apocalipse. Ao apoiar como base teórica sua argumentação na bibliografia de Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss, referências mundiais em naturalismo e antropologia, Pascal Picq, autor de sucessos editoriais e professor adjunto da cadeira de paleoantropologia e pré-história no Collège de France, contextualiza a importância da evolução e da variedade e ecossistemas de seres, idiomas, culturas e sociedades para salvar o planeta e a espécie humana.

 

Este livro em forma de ensaio foi dividido em três partes. Na primeira, o leitor embarca com Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss na descoberta da diversidade natural e cultural, selvagem e doméstica, vinda de uma longa história, já abalada. Na segunda, segue os caminhos da evolução e os cruza com os mecanismos da coevolução na origem da biodiversidade de ontem e de hoje. Na terceira, aborda como a erosão que sofre a diversidade doméstica, criada pelos povos agricultores há 10 mil anos, sob o efeito dos choques culturais e de novas práticas agrícolas impostas por grandes empresas, ou pelas políticas de agências internacionais em nome do desenvolvimento, tornou-se insuportável. A consequência é a extinção de todas essas populações humanas: seus genes, suas línguas, culturas e suas representações do mundo naufragam com o seu meio ambiente.

´´Se o século XX foi o mais destruidor em termos de diversidade, enquanto o número de humanos atingia sete bilhões de indivíduos, o início do século XXI vê aparecerem e mesmo se armarem múltiplas ações, estimuladas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). O mais difícil será vencer as visões limitadas das nações ultrapassadas pela globalização das ideias. O século XXI não será religioso, a despeito do aumento do fundamentalismo e de toda a busca de sentido que afastam as mulheres e os homens da sua condição terrestre e dos seus deveres para com as gerações futuras. Este século será multicultural, fatalmente ecológico e marcado por uma terceira revolução industrial que vai trazer uma mudança da civilização em escala mundial´´, discorre Pascal Picq em sua obra.

 

A DIVERSIDADE EM PERIGO – De Darwin a Lévi-Strauss

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2016.

272 páginas

14×21 cm

ISBN  978-85-5889-025-0

R$ 44,90

Preço ebook R$ 33,90

e-ISBN 978-85-5889-026-7

Tiragem: 5.000 exemplares

Público: Geral

 

SAIBA MAIS SOBRE PASCAL PICQ EM http://www.pascalpicq.fr

 

SOBRE A EDITORA VALENTINA

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém seu compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thrillerchick lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

 Conheça a Editora Valentina também em:

editoravalentina.com.br

facebook.com/EditoraValentina

twitter.com/EdValentina

youtube.com/ValentinaEditora

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s