4ºMeetup gratuito GirlsinTechRJ 13/04 – Movimento Maker/Silvana Bahia

on

Movimento Maker e novas tecnologias em debate no próximo encontro do Girls in Tech no Rio

Silvana Bahia falará sobre sua experiência à frente do Olabi Makerspace, sua atuação no RodAda Hacker e na relação da mulher negra com as novas tecnologias

A iniciativa global Girls in Tech promove o seu 4o meetup no Rio de Janeiro, dia 13 de abril, às 19h, no Olabi Makerspace. O encontro terá palestra de Silvana Bahia, que alia feminismo, tecnologia e diversidade, e é facilitadora da RodAda Hacker e coordenadora do Olabi, espaço de aprendizagem de novas tecnologias no Rio. Esta edição contará também com rodada de Pitchs de um minuto (inscrições aqui)e parceria do Senac. A entrada é gratuita basta se inscrever aqui.

“É uma alegria poder chegar na 4a edição do nosso encontro no Rio de Janeiro e nesse encontro poder debater assuntos tão importantes e em voga como o movimento maker e a diversidade na apropriação de novas tecnologias”, comenta a Monique, codiretora executiva do Girls in Tech Brazil e cofundadora da PetRoomie, comunidade de compartilhamento de espaço para hospedagem e cuidado de pets.

Quem comanda a noite é Silvana Bahia, coordenadora do Olabi Makerspace, facilitadora da R odAda Hacker e diretora de comunicação do filme KBELA.

“Conheci a RodAda em 2014 quando produzimos uma edição especial focada para mulheres negras, no dia 20 de novembro. Nesse primeiro contato, a instrutora que me direcionou na rodAda, Steffânia, acabou curtindo o projetinho que levei para ser iniciado nesse encontro. O projeto era o site do K BELA, filme que coordeno a comunicação. De lá para cá eu e Steffânia fizemos alguns trabalhos juntas e em novembro do ano passado, via Olabi e um monte de parceiros em SP, fizemos uma Maratona RodAda Hacker em seis espaços em SP, de Pinheiros a Parelheiros, montamos um site novo e criamos um toolkit para compartilhar a metodologia da RodAda com mais pessoas”, explica Silvana Bahia.

Sobre o Girls in Tech

O Girls in Tech (GiT) é uma iniciativa global sem fins lucrativos que busca promover o engajamento de mulheres que lidam com novas tecnologias. Composto por profissionais com capacidade para inspirar e liderar, é objetivo do grupo incentivar o crescimento da presença de mulheres inovadoras e empreendedoras no ambiente de tecnologia, criando condições para que tenham sucesso e que assumam posições de destaque nesse ecossistema.

Fundado em 2007 pela americana Adriana Gascoigne, o GiT hoje está presente em mais de 18 países. O formato de trabalho vem sendo estruturado para auxiliar mulheres em três pilares: educação formal (ensino médio), networking/mentoria e formação profissional. No Brasil, o G iT f oi lançado em junho de 2013 em São Paulo, em agosto de 2015 no Rio de Janeiro, quando unimos forças e iniciamos o Girls in Tech Brazil.

Sobre a Silvana Bahia

Coordenadora de Comunicação do Olabi Makerspace, Silvana Bahia é jornalista e mestranda em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense. Coordena a comunicação do filme KBELA l ançado em 2015 e vencedor do Festival MOV em Recife. Ainda em 2015 foi facilitadora da Maratona RodAda Hacker ­ oficinas de emponderamento feminino em novas tecnologias em São Paulo. Está envolvida em projetos relacionados à mídia, racismo, espaços populares, ocupação de espaços públicos, tecnologia e gênero.

Sobre a RodAda Hacker

A R odAda Hacker é uma rede focada no estímulo à apropriação de novas tecnologias por meninas e mulheres, que se baseia na realização de oficinas colaborativas especialmente desenhadas para o público feminino. Os encontros, para quem quer imaginar e construir projetos incríveis e recriar tecnologias da rede, ocorrem desde 2012 em diversas partes do país.

Serviço

4o Meetup Girls in Tech Rio de Janeiro Data: 13 de abril
Hora: 19 às 22h
Local: Olabi

Endereço: Rua Barão de Lucena, 85A, Botafogo, Rio de Janeiro ­ RJ

Inscrições para o evento:

Olabi h ttp://olabi.co/programacao/girls­in­tech­rio­4o­encontro/ Inscrições para a rodada de Pitch
RodAda hacker: http://rodadahacker.org/

Mais informações para imprensa:

21-3241-7072/ 21-98102-0636

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s