Release LANÇAMENTO LUSO-BRASILEIRO As Farsas dos moços de Capela – Carlos Hiran Goes de Souza – @editoraeldorado

capa farsas300dpis       HISTÓRIA, AMOR E PODER EM ROMANCE LUSO-BRASILEIRO

Um dos momentos mais emblemáticos da História de Portugal no século XVI, com reflexos na vida brasileira no período, é pano de fundo para um romance engenhoso: As Farsas dos moços de Capela. Nele, o leitor poderá conhecer, ou se aprofundar, sobre fatos religiosos e políticos, além de se deleitar com um exercício de descrição precisa e rica de hábitos cotidianos e personagens históricos, através de duas versões narrativas dos protagonistas. Escrita por Carlos Hiran Goes de Souza e publicada pela Eldorado, a obra terá lançamentos em Portugal e no Brasil, em 25/09 (Galeria Espaço Arte Livre (Avenida da Liberdade 65, 1º andar, Lisboa), e em 16 de outubro, na Livraria Eldorado (Tijuca, Rio de Janeiro) respectivamente.

O autor propõe um jogo ambicioso ao leitor: que ele siga os passos dos sacristães e amigos Lucas e Augusto, cumpridores de missões secretas da Alta Cúria portuguesa, até o desfecho do destino de cada personagem, enquanto se depara com tramas envoltas de mistérios, desaparecimentos, mortes, traições e jogos de poder. Carlos Hiran reconstitui o idioma Português daquele período, além de frases e expressões africanas, pois a escravatura é uma das marcas da época. D. João III pretendia acabar com o mosteiro feminino de Lorvão, onde viviam as descendentes de Dona Inês de Castro, a Rainha Morta, cuja figura havia dividido a nobreza lusa dois séculos atrás. Já o Bispo de Coimbra visava instalar, em definitivo, a Inquisição em Portugal e precisava das forças políticas da nobreza.

Além da fascinante história do amor impossível do rei por Inês de Castro, As Farsas dos moços de Capela destaca a perseguição ao judaísmo e a livros proibidos pela Igreja, a conversão forçada dos cristãos-novos, a geografia de Lisboa, rituais africanos, a caça às bruxas após o avanço do Luteranismo. Há passagens líricas e sensuais que se contrapõem à truculência e ação da trama.

AS FARSAS DOS MOÇOS DE CAPELA

1ª ed. Rio de Janeiro: Eldorado, 2015.

327 páginas

ISBN 978-85-85617-18-9

R$ 39,90

Tiragem: 1000 exemplares

Público: Adulto

SOBRE CARLOS HIRAN GOES DE SOUZA

Médico de formação, bem sucedido em sua carreira em Saúde Pública no Brasil e na Europa, atualmente reside em Londres e trabalha em Portugal. Amazonense, foi criado no Rio de Janeiro e é escritor desde 1980. Publicou 12 peças (como a infantil Andando nas Nuvens, lançada em versão livro na Bienal do Livro de São Paulo, em 2012). Filiado à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais desde 1983, é também autor do romance Canções que movem pedras. Tem disponibilizado uma série de contos – “Os Mundulunáticos e suas mentes férteis em tempo de colheita de contos” – na plataforma Wattpad. É casado, pai de dois filhos.

 

Saiba mais sobre o autor em:

SOBRE A ELDORADO EDITORA

Fundada em 1961, a partir da primeira livraria no bairro carioca Tijuca. Tornou-se referência no meio acadêmico por seu vasto acervo e por ser a primeira livraria a instituir o crediário. Na década de 1970 editou diversos livros na área de ciências sociais, filosofia, psicologia, entre os destaques Introdução ao Pensamento Sociológico (Ana Maria de Castro), Por um novo conceito em Literatura Brasileira (Affonso Romano de Sant´Anna). Em 1980 ampliou o número de lojas e inaugurou o Barrashopping, passando a atuar com 3 lojas na Barra da Tijuca. Em 1990 passou a editar livros infantis, de autores como Paulinho Tapajós e Alvaro Ottoni de Menezes. Após cerca de 15 anos sem publicar, a Eldorado Editora voltou em 2012 a lançar obras como Uma janela para nove irmãos (Leticia Dal-Ri), Sob o Signo de Centauro (Nancy de Lustoza Barros e Hirsch), Chica Xavier, a mãe do Brasil e Tijuca Tênis Clube, 100 anos a mesma paixão (Teresa Montero), O Ser Humano Orquestra (Naire Siqueira).

 

Conheça a Eldorado Editora também em:

http://www.editoraeldorado.com.br

https://twitter.com/editoraeldorado

https://www.facebook.com/pages/Editora-Eldorado/182401531781573?fref=ts

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

 facebook.com/punch.comunicacao – @Punchcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s