Release Agentes de Promoção da Acessibilidade + evento 13 anos Escola de Gente 10/04 – Assessoria @Punchcom

on

Escola de Gente promove a construção de presente e futuro promissores e inclusivos a jovens de comunidades cariocas

 

 logoO Agentes de Promoção da Acessibilidade carrega o DNA da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a qual reúne 13 anos de atuação inovadora no país e internacional. Mais do que formar jovens com conteúdos de inclusão e acessibilidade em favelas e comunidades de baixa renda, oferecendo à juventude local um diferencial e um valor agregado a seus currículos no mercado de trabalho, o projeto visa destruir barreiras visíveis e invisíveis entre pessoas que convivem no mesmo espaço geográfico mas, muitas vezes, não se comunicam; isolam-se, ou são isolados, por diversas questões. Agora, com o patrocínio da Petrobras, e por meio de Oficinas Inclusivas, Oficinas de Teatro Acessível, Oficinas de Mídias Acessíveis como Libras, audiodescrição e Livro falado e aulas de legislação inclusiva e análise de mídia, a EG está formando uma nova geração de jovens, mais aptos a não discriminar em função de desigualdades de diferenças, como a deficiência.

Estes jovens se tornarão Agentes de Promoção da Acessibilidade, cuja missão é promover, nos territórios onde vivem, mais diálogo entre pessoas com e sem deficiência, fortalecendo as redes locais e ampliando a participação de todos/as nos assuntos que lhes interessam direta, ou indiretamente. A Associação Nacional dos Procuradores da República, 
o Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS, o Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE, 
o Instituto Pereira Passos e o Ministério Público do Trabalho 
são parceiros do projeto. Já existem empresas, como a Personnal Service, interessadas na contratação dos/as Agentes que estão sendo e ainda serão formados pelo projeto. Graças ao trabalho mobilizador e engajado dos parceiros locais (Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho e Posto de Saúde Dr. Henrique Monat), a adesão dos jovens participantes tem sido 50% acima da média prevista pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão.

Idealizado pela Escola de Gente em 2011, como mais uma ação de seu Programa Juventude pela Inclusão, a ideia venceu dois editais dos Novos Brasis, da Oi Futuro. De 2011 a 2014 a Escola de Gente formou 97 Agentes de Promoção da Acessibilidade entre jovens que vivem nas comunidades Jacaré, Masao Gotto, Rocinha, Alemão e Cidade de Deus. Com a metodologia testada, o projeto entra em fase de expansão, com o patrocínio da Petrobras. Em 2014 e 2015, o objetivo é formar 160 adolescentes e jovens de oito comunidades do Rio de Janeiro, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento como pessoa, cidadão e futuro trabalhador, fortalecendo seu potencial de participação social e incidência política para a garantia de direitos. Um Agente de Promoção da Acessibilidade é alguém com formação para agir sempre que os direitos à comunicação, participação e inclusão de uma pessoa forem violados.

Jovens interessados em participar deverão ter entre 16 e 29 anos. Em cada comunidade serão ministradas Oficinas Inclusivas, de Teatro Acessível, de Análise de Mídias, de Mídias Acessíveis: Libras, audiodescrição, livro falado. Cada turma terá 40 horas de formação, com certificado. Todos os estudantes receberão material didático com o conteúdo visto em aula e um texto introdutório sobre cada oficina, além de ganharem livros acessíveis publicados pela Escola de Gente.

 

As duas primeiras turmas estão sendo realizadas na Comunidade da Vila Kennedy/Bangu (Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho e Posto de Saúde Dr. Henrique Monat). O fim das aulas na região será em 12/05/2015.

Nos últimos 13 anos, a Escola de Gente já sensibilizou mais de 430 mil pessoas no país e no exterior. Mais de 20 mil jovens brasileiros de todas as regiões do Brasil foram contemplados em distintos projetos da EG, como os Agentes de Promoção da Acessibilidade. Para se manter fiel à sua vocação inclusiva e educativa, o aniversário da instituição será celebrado em 10/04/15 (das 14h às 17h), na quadra da Vila Olímpica, com um aulão do projeto. Agentes de Promoção da Acessibilidade em formação e Agentes formados em outras turmas de anos anteriores serão convidados para o evento onde, todos juntos, estudantes e suas famílias, possíveis empregadores da juventude que está sendo formada, parceiros, professores, patrocinadores do projeto demonstrarão suas habilidades e conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão. “Será uma grande festa inclusiva, acessível, intergeracional e intersetorial, do jeito que a Escola de Gente gosta e sabe promover. Somos do trabalho em campo e das políticas, das ideias e das práticas. Então, na quadra da Vila Olímpica de Vila Kennedy, perto das pessoas que nos acolhem, e com este projeto acontecendo de forma tão sistêmica, teremos um inesquecível aniversário”, diz Claudia Werneck, idealizadora e fundadora da Escola de Gente.

 

“Não há inclusão sem acessibilidade. Não há sustentabilidade sem acessibilidade. Não há vida sem acessibilidade. A acessibilidade é um direito humano e fundamental. O caminho é mobilizar e formar adolescentes e jovens brasileiros/as para multiplicar o conceito e a prática de uma sociedade inclusiva”, acredita Claudia Werneck.

 

As próximas turmas serão oferecidas no Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), no Centro do RJ, com previsão de início em 5/05/2015. Os participantes serão jovens de comunidades não pacificadas mobilizados pela rede de comunidades que a organização mantém.

“O Programa ‘Agentes de Promoção da Acessibilidade’ inova ao formar jovens das comunidades pacificadas para atuarem como disseminadores de uma sociedade inclusiva. Através de uma formação completa, os alunos do Programa adquirem um diferencial importante, tendo a oportunidade de repensar a sua comunidade e a forma que se relacionam com esta temática. A forma integradora do Rio+Social dialoga com projetos como esse, que estimulam a cidadania e a participação social”, afirma Tita Tepedino, Assessora de Mobilização e Parcerias do Rio+Social – Instituto Pereira Passos.

Sobre a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

Prêmio Direitos Humanos 2011 da Presidência da República na categoria “Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, agraciada com a Ordem do Mérito Cultural 2014 pela presidenta Dilma Rousseff, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão foi criada em abril de 2002 com a missão de transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas, para que pessoas com e sem deficiência exerçam seus direitos humanos desde a infância. Foram 29 reconhecimentos e premiações nacionais, regionais e internacionais conquistados em sua história.

A EG faz da comunicação sua estratégia; dos direitos, seu território; da infância, sua prioridade; da juventude, seu agente de transformação. Atua por meio de alianças estratégicas com o Estado, a iniciativa privada, a sociedade civil, a cooperação internacional e o Ministério Público da União. Programas estratégicos: Juventude pela Inclusão; Teatro Acessível – Arte, Prazer e Direitos; Acessibilidade para a Sustentabilidade e Sociedade Inclusiva Latinoamericana.

Mais de 430 mil pessoas em 17 países das Américas, Europa, África e Oceania e de todas as regiões do Brasil já foram sensibilizadas pela EG, que faz da juventude seu principal agente de transformação. Em 2014 recebeu da Fundação Essel, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de “uma das 40 práticas mais inovadoras do mundo na área de inclusão de pessoas com deficiência”. Assinou, em parceria com o Ministério da Cultura e quatro deputados, o Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional do Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” (19 de setembro). Eleita o melhor projeto na categoria “Desenvolvimento Social” do 2º Encuentro Internacional de Proyectos Inclusivos Exitosos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Peru. Distribuiu gratuitamente 37 mil livros sobre inclusão e direitos humanos em formatos acessíveis em português, inglês e espanhol.

Saiba mais em www.escoladegente.org.br

MAIS INFORMAÇÕES:

 Renata Frade

Tel.:+55 21-3241-7072

 renatafrade@punchcomunicacao.com.br

  http://www.facebook.com/punchcomunicacaotecnologia

 @Punchcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s