Release Livro Passarinha – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – @EdValentina/Kathryn Erskine – @Punchcom

on

capa

“Bom e forte e bonito.”

Valentina publica romance profundo, delicado e amplamente premiado
sobre autismo e tragédia escolar

 Passarinha é mais que um romance sobre superação de limitações causadas pela violência juvenil e necessidades especiais. A obra traduz com extrema sensibilidade, delicadeza e profundidade como Caitlin – uma autista de apenas 10 anos de idade – passa a se relacionar com o mundo após a perda de seu único tradutor, o irmão Devon, morto em um tiroteio na escola. O lançamento será na Bienal do Livro do Rio, no estande da Editora Valentina.

Escrito por Kathryn Erskine, o livro foi vencedor de diversos prêmios: National Book Award; Obra Notável para Crianças, pela American Library Association’s; Melhor Romance para Jovens, da American Library Association’s, e ainda recebeu elogios como “Extraordinário… uma tocante e inspiradora obra-prima”, da revista Publishers Weekly.

O massacre de 32 pessoas na Virginia Tech University, em 2007, foi a inspiração para a autora – residente deste Estado norte-americano – criar uma obra que abordasse o impacto da tragédia entre as famílias das vítimas e a comunidade, associada ao mundo de uma criança com necessidades especiais. O desenvolvimento de um sentimento tolerante no seio familiar e em grupo social é o pano de fundo de reconstrução da vida dos personagens.

“Este livro foi inspirado na tragédia da Virginia Tech e também na minha necessidade de explicar como é, para uma criança, ser portadora da Síndrome de Asperger[1]. Os dois temas estão relacionados em meu modo de ver, porque creio firmemente na intervenção precoce, qualquer que seja a deficiência. Compreender as dificuldades das pessoas e — igualmente crucial — ajudá-las a compreender suas próprias dificuldades e ensinar-lhes maneiras concretas de ajudar a si mesmas irá, por sua vez, ajudá-las a lidar melhor com suas próprias vidas e, por extensão, com as nossas. (…) Espero que, vendo o mundo pelos seus olhos, os leitores possam compreender comportamentos aparentemente bizarros. E espero que os leitores sintam que, vendo o mundo pelos olhos de alguém, e realmente compreendendo aquela pessoa, muitos mal-entendidos e problemas podem ser evitados — mal-entendidos e problemas estes que também podem levar a uma frustração crescente e, às vezes, até à violência”, justifica Kathryn Erskine o interesse pelas questões levantadas em Passarinha.

O livro conta com um jogo de palavras e camadas de interpretação que agrada àqueles que associam uma boa história ao apuro do estilo literário. Faz referências ao clássico norte-americano O Sol É Para Todos, favorito dos dois irmãos, e que aborda o tema do racismo. “Bom e forte e bonito” é o código do desfecho para Caitlin dos dramas superados, o mesmo que buscamos em situações cruciais cotidianas.

Sobre Passarinha

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2013.

224 páginas.

Formato:  14×21  cm

ISBN 978-85-65859-13-4

R$ 34,90

eBook: R$ 26,50

Tiragem: 5.000

Outras Premiações:

* FINALISTA do Redbridge Children’s Book Award (Reino Unido), 2012

* FINALISTA do UKLA Award (Associação Literária do Reino Unido), 2012

* VENCEDOR do International Reading Association Award, 2011

* VENCEDOR do Crystal Kite Award, 2011

* HONRA AO MÉRITO do Golden Kite Award, 2011

* VENCEDOR do Southern Independent Booksellers Award, 2011

* OBRA EXTRAORDINÁRIA no Bank Street Best Children’s Books, 2011

* OBRA NOTÁVEL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Capitol Choices, 2011

* VENCEDOR do Dolly Gray Children’s Literature Award, 2012

* ELEITO PARA O “100 LIVROS PARA LER E COMPARTILHAR”, da Biblioteca Pública de Nova York (Literatura Infantil), 2010

* Junior Library Guild Selection, 2010

SOBRE KATHRYN ERSKINE

Visite kathyerskine.com e tenha acesso a uma infinidade de informações sobre autismo e síndrome de Asperger, além de endereços úteis, links para artigos, bibliografia direcionada, fontes de pesquisa, sugestões para temas e debates em sala de aula, material de apoio para professores e educadores, playlists e muito mais.

Kathryn Erskine exerceu a advocacia durante quinze anos antes de se voltar para seu primeiro amor, a literatura. Vive com o marido, dois filhos e uma cachorrinha chamada Maxine.

SOBRE A EDITORA VALENTINA

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém o compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thriller, chick-lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

Conheça a Editora Valentina também em:

http://editoravalentina.com.br

http://www.youtube.com/user/ValentinaEditora

https://twitter.com/EdValentina

https://www.facebook.com/EditoraValentina

 

Mais Informações:

Renata Frade

@Punchcom

Tel.: ++55 21-98102-0636 / ++ 55 21-3241-6133

renatafrade@punchcomunicacao.com.brfacebook.com/punch.comunicacao

[1]Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por apresentar fala compreensível”. Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Asperger; American Psychiatric Association.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s