PERFIL CLAUDIA WERNECK / FUNDADORA DA ESCOLA DE GENTE – COMUNICAÇÃO EM INCLUSÃO – @Punchcom

on

 PERFIL CLAUDIA WERNECK

FUNDADORA DA ESCOLA DE GENTE – COMUNICAÇÃO EM INCLUSÃO

 image001

Claudia Werneck é carioca, jornalista formada pela UFRJ, com especialização em Comunicação em Saúde pela FIOCRUZ. Idealizadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, é pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva proposto pela ONU no Brasil, e nos demais países da América Latina, desde 1992. Em 2014 recebeu, em nome da EG, pelas mãos da presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito Cultural, maior condecoração neste segmento no país, na categoria “Artes Integradas”. No mesmo ano, na sede da ONU (Áustria), a Fundação Essel reconheceu a Escola de Gente como um dos “40 projetos mais inovadores do mundo” na área de inclusão. Em 2011, a empreendedora foi agraciada, também em nome da instituição, com a mais alta condecoração oferecida pelo Estado brasileiro: o “Prêmio Direitos Humanos”, da Presidência da República.

Pesquisadora, articulista, consultora, ativista e palestrante internacional, Claudia Werneck, tornou-se, em 2000, a primeira escritora no Brasil a ter sua obras recomendadas, simultaneamente, por UNESCO e UNICEF. Publicou 14 livros sobre direitos humanos, diversidade e inclusão para crianças e adultos, todos pela WVA Editora, em português, espanhol e inglês, com mais de 300 mil exemplares vendidos no país e no exterior. Seu livro Quem cabe no seu TODOS? é uma referência internacional. Escreveu o primeiro título no Brasil sobre síndrome de Down, o Muito Prazer, eu Existo. A partir dele, recebeu três mil cartas e decidiu colocar sua carreira de jornalista a serviço da garantia dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes com deficiência e que vivem na pobreza.

Em 2011, seu livro Um amigo diferente? se transformou no primeiro espetáculo com total acessibilidade produzido no Brasil para crianças. Em 2007, outra obra da autoria de Claudia Werneck, Ninguém mais vai ser bonzinho, transformou-se no primeiro espetáculo com total acessibilidade produzido no Brasil para jovens e adultos.

Na América Latina, especialmente no Brasil, Claudia Werneck contribuiu para formar gerações de jovens mais aptos a não discriminar em função de diferenças e desigualdades de qualquer natureza. Criou e testou metodologias premiadas e disseminadas pelo mundo. Sua atuação pioneira nos temas “Comunicação pela Inclusão” e “Acessibilidade para a Sustentabilidade” lhe rendeu mais de 20 premiações nacionais, regionais e internacionais. Em 1998, tornou-se “Jornalista Amiga da Criança”, título dado pelo UNICEF e pela Agência de Notícias pelos Direitos das Crianças (ANDI). Em 2009, foi premiada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo projeto “Oficineiros da Inclusão”, desenvolvido na Escola de Gente com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A convite do Supremo Tribunal Federal e do Banco Mundial tem sido convocada para opinar sobre temas polêmicos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. É consultora da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Desde 2002, integra as redes de empreendedorismo social Ashoka (EUA) e Fundación Avina (Suíça).

De 1992 a 2013, realizou mais de 800 palestras, oficinas e cursos em distintos países e continentes: Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia e Uruguai.

Entre 1978 e 1996 Claudia Werneck escreveu sobre infância e adolescência para diversos jornais e revistas nacionais, como O Globo. Foi chefe de reportagem de Pais&Filhos e editora de Pais&Filhos Família.

MAIS INFORMAÇÕES:

 Renata Frade

Tel.:+55 21-98102-0636 / +55 21-3241-7072

 renatafrade@punchcomunicacao.com.br

  http://www.facebook.com/punchcomunicacaotecnologia

 @Punchcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s