Release Seminário “Literatura feminina – Um mercado em expansão” – gratuito – FNAC RJ – 1/11 – Assessoria @Punchcom

em

LiteraturaFeminina2

Diversos tons de rosa em seminário literário

Analisar a importância e discutir as perspectivas da nova produção literária voltada para o público feminino, bem como o impacto no mercado editorial e livreiro, são os objetivos de Literatura feminina – Um mercado em expansão. Cinco palestras contemplarão diferentes aspectos relacionados ao tema. O evento será realizado dia 1/11, das 14h às 18h30, na livraria FNAC (BarraShopping). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo seminario@euleiobrasil.com.br

 

O seminário é voltado para escritores, roteiristas e profissionais culturais, com o objetivo de debater a literatura feminina produzida no Brasil. A programação é composta pelas palestras:

– 14h/14h40 – Desafios e tendências do mercado de livros e o perfil de público dos chamados Chick-lit, livros de mulherzinha e literatura de banca. Com Michelle Strzoda.

– 14h50/15h30 – Aborrecente? Não! O respeito pelos desafios adolescentes é primordial para quem deseja escrever para esse público. Romance e humor – palavras-chave para conquistar as leitoras teens. Com Patrícia Barboza.

– 15h50/16h20 – Comunicação para Escritores (Relacionamento junto à imprensa, leitores e formadores de opinião). Com Renata Frade.

– 16h30/17h10 – Como levar aos palcos, cinemas e TV os livros consagrados pelo publico feminino. Com Regiana Antonini.

A realização é da campanha “Eu leio Brasil”, em parceria com a “Rico Produções Artísticas”, e apoio da Punch! e Babilonia Cultura Editorial.

 

Palestrantes:

JANAINA RICO – É escritora, roteirista e atriz. Autora dos romances “Ser Clara”, “Apimentando” e “Cartas para um pai”, dos livro infantis “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar” e “A fantástica história de Juliana Cachorrão e Bonitão Porcolino”. Publicará em 2014 o livro de autoajuda “Sensualidade para leigas”, da mundialmente famosa série “Para Leigos” (for dummies). Ficou em segundo lugar como autora revelação da Modo Editora e ganhou prêmios “Identidade Literária”, “Codex de Ouro”, na categoria chick-lit. Seus livros “Cartas para um pai” e “Ser Clara” entraram na lista dos livros digitais mais vendidos da Revista Veja.

MICHELLE STRZODA – Diretora editorial da Babilonia, é jornalista, tradutora, editora e gestora cultural. Cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 12 anos com livros, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial. Foi repórter freelancer da “Folha de S.Paulo”, e colaborou para “O Globo”, “Jornal Rascunho”, “Revista Cult”, “Bons Fluidos”, “Entrelivros” e “Digestivo Cultural”. É autora de “O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX” (Casa da Palavra|Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti 2011.

PATRÍCIA BARBOZA – É escritora. Possui cursos de especialização em Literatura Infantojuvenil e Produção Editorial, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Desde 2007, a escritora visita escolas apresentando debates e palestras sobre seus livros e leitura no geral, estimulando os estudantes a lerem mais. Criou o Projeto Leitura Nota 10, sendo a coordenadora e palestrante responsável em tempo integral. Autora de diversos livros, dentre eles a série “As Mais”, publicada pela Editora Record.

REGIANA ANTONINI – Atriz, diretora, dramaturga, professora, escritora, autora, redatora. Com sua peça `”Futuro do Pretérito”, ganhou o Prêmio Sharp de Melhor Autora, em 1996. Com o espetáculo “Aonde está Você Agora”, que também leva sua assinatura, obteve enorme sucesso de público e crítica durante anos. Além de atuar e dirigir, faz parte do time de roteiristas do programa “Zorra Total”, da TV Globo. Dirige o grupo de teatro Cia. da Boca de Cena, com 17 jovens atores, que fazem parte de seu curso de dramaturgia e interpretação na Companhia de Teatro Contemporâneo. Em 2010, dirigiu com a companhia seu texto “Claríssima”, inspirado na obra de Clarice Lispector. Em 20 anos de trabalho como autora, já escreveu 48 textos teatrais, sendo que 32 deles foram montados. Entre seus textos estão: “Banheiro Feminino”; “Solteira, Casada Viúva, Divorciada”; “Mulheres que Comem Bem”; “Doidas e Santas”, livremente inspirada no livro de crônicas homônimo de Martha Medeiros. Na televisão, além de “Zorra Total”, fez as novelas “Lua Cheia de Amor”, “Salsa e Merengue”, “Perigosas Peruas”, “Pecado Capital”. Fez uma participação em “Passione” e atuou no infantil “Sítio do Picapau Amarelo”, além dos seriados “Os Normais”, “A Diarista” e “Minha Nada Mole Vida”.

RENATA FRADE – Jornalista formada pela PUC/RJ, Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj, com dissertação sobre literatura e mercado editorial brasileiro, cursou MBA em Gestão de Comunicação Corporativa pela Faap/Comunique-se. Sócia-fundadora e Diretora de Conteúdos Estratégicos da Punch!. Especializou-se em transmídia no M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology), é professora sobre o tema, Comunicação e Inovação, Assessoria de Imprensa em eventos, feiras literárias, clientes. Pós-graduada em Jornalismo pela UniverCidade/jornal O Dia. Atua em Comunicação e Marketing há 14 anos. Foi Gerente e Executiva de Contas em agências de comunicação como a multinacional norteamericana Edelman. Foi responsável pela Comunicação (Assessoria de Imprensa e Relações Públicas), produção de conteúdo e ações de Marketing no segmento de livros em empresas e instituições como Fundação Biblioteca Nacional, Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Liga Brasileira de Editores (LIBRE), Editora Senac Rio, Editora Bem-Te-Vi, Primavera dos Livros, Canal Futura e outros.

MAIS INFORMAÇÕES:

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s