Release musical infantil + livro Um amigo diferente? – @escoladegente – Estreia 25/10 – Assessoria @Punchcom

1-1-banner-header capa livro teatro_acessivel

TEATRO SEM EXCEÇÃO

“Um amigo diferente?” é o programa perfeito para toda a família. Produção caprichada voltada ao público infantil, com direito à história que reforça valores morais como amizade e fortalecimento das diferenças, música de qualidade ao vivo, aventuras e descobertas e ingresso gratuito. O que o torna imperdível é permitir que todo mundo, com qualquer tipo de deficiência, seja incluído e se divirta junto. Baseado no livro homônimo da jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, que realiza a encenação com patrocínio da empresa MRS e apoio do Ministério da Cultura , contará em todas as sessões com medidas de acessibilidade previstas em lei: intérprete de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição, visita guiada ao cenário, reserva de assentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, atendimento prioritário a pessoas com deficiência, e folder em braile, em letra ampliada e em meio digital. Estreia será em 25 de outubro, em cartaz até 14 de dezembro, no Teatro Ipanema.

Primeiro espetáculo para infância e juventude do Brasil a oferecer todos os recursos de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência em 2011, voltará aos palcos como musical. A peça é o símbolo e um dos pilares da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, parceria da Escola de Gente com o Ministério da Cultura. A iniciativa de colocar a arte a serviço da inclusão foi da atriz Tatá Werneck. A artista mobilizou, em 2003, estudantes como ela, de Artes Cênicas da UNIRIO, para criar na Escola de Gente o grupo teatral de humor, Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, hoje em sua sétima geração de atores e atrizes.

Seis Oficinas de Teatro Acessível gratuitas – outro pilar da campanha – serão ministradas pelo autor e diretor do espetáculo, Marcos Nauer, com participação do elenco. São destinadas a atores e agentes culturais e trabalham os conceitos e a prática do teatro acessível.

Em “Um amigo diferente?”, Lucas é um menino de nove anos que sempre foi considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe. Seu grande sonho é ser um astro do rock. Na véspera do seu aniversário, o irmão mais velho o desafia a conseguir dois amigos, em troca de seu álbum de figurinhas. Lucas topa o desafio e, com a ajuda de seu fiel gato Bandidão, vai tentar de todas as formas encontrar a verdadeira amizade. No percurso desta aventura, o menino descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida.

“A Cultura é a expressão e a força maior de todas as pessoas. Ainda hoje, entretanto, grande parte da população brasileira está impedida de participar da vida cultural de suas cidades pela falta de acessibilidade física e na comunicação. A Escola de Gente trabalha para reverter esse cenário. Realiza teatro acessível e gratuito como parte e processo de transformação social, cultural, econômica. Formamos novas gerações de plateias de crianças e jovens que já crescerão com uma mentalidade inclusiva e, ao mesmo tempo, formamos jovens atores e atrizes para atuar no teatro acessível, porque no futuro todo teatro será acessível”, conceitua Claudia Werneck, autora de 14 títulos para crianças e adultos publicados pela WVA Editora em diferentes formatos acessíveis: TXT, Daisy, livro falado, em Libras, com animação e audiodescrição. Todas as crianças que assistirem ao espetáculo receberão um exemplar do livro “Um amigo diferente?”, em meio falado para crianças cegas, com baixa visão e analfabetas.

SERVIÇO DE “UM AMIGO DIFERENTE?”:

Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema, Rio de Janeiro. Tel.: 21-2267-3750. Horário de funcionamento da bilheteria para entrega de senhas: das 14h às 22h, de quarta a sábado. Domingo, das 14h às 21h.

Duração: 60 minutos. Capacidade: 222 lugares.

Aos Sábados e domingos, às 16h.

Classificação etária: livre.

Recomendação etária: a partir de 5 anos.

Temporada em cartaz: de 25 de outubro a 14 de dezembro de 2014.

GRATUITA. OBS.: As visitas ao cenário para cegos serão realizadas 30 minutos antes do início do espetáculo.

AGENDAMENTO DE SESSÕES PARA ESCOLAS

Contato: Margarita Ieong – mieong@escoladegente.org.br

Serão realizadas em 24/10, 29/10, 05/11, 12/11, 19/11, 26/11, 03/12, 10/12.

 

INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DE TEATRO ACESSÍVEL

Contato: Marcela Casarin – marcela.casarin@gmail.com

Serão realizadas em 27/10, 4/11, 10/11, 17/11, 24/11.

FICHA TÉCNICA

TEXTO E DIREÇÃO: Marcos Nauer, inspirado no livro Um amigo diferente? (Cláudia Werneck, Editora WVA)

Produção Executiva: Marcela Casarin

Direção Musical: Liliane Secco

Coreografias: Adriana Salomão

Iluminação: Tomás Ribas

Cenografia: Aurora dos Campos

Figurino: Marcelo Olinto

Design de Som: Andrea Zeni

Fotografia: Paulo Rodrigues

Realização: Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

Elenco:

Paulo Ricardo Filho (Lucas)

Bruno Nunes (Bandidão)

Arthur Lenzura (Vinícius)

João Canedo (Dante)

Stephanie Goebbels (Leandra)

Marina Mota (Mãe)

Suzana Felske  (Bia)

Andre Vieri (stand-in)

Deborah Marins (stand –in)

SOBRE A ESCOLA DE GENTE – COMUNICAÇÃO EM INCLUSÃO

Prêmio Direitos Humanos 2011 da Presidência da República na categoria “Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, a Escola de Gente foi criada em abril de 2002 com a missão de transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas, para que pessoas com e sem deficiência exerçam seus direitos humanos desde a infância. A EG faz da comunicação sua estratégia; dos direitos, seu território; da infância, sua prioridade; da juventude, seu agente de transformação. Atua por meio de alianças estratégicas com o Estado, a iniciativa privada, a sociedade civil, a cooperação internacional e o Ministério Público da União. Programas estratégicos: Juventude pela Inclusão; Teatro Acessível – Arte, Prazer e Direitos; Acessibilidade para a Sustentabilidade e Sociedade Inclusiva Latinoamericana.

Mais de 400 mil pessoas em 17 países das Américas, Europa, África e Oceania e de todas as regiões do Brasil já foram sensibilizadas pela EG, que faz da juventude seu principal agente de transformação. Em 2014 recebeu da Fundação Essel, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de “uma das 40 práticas mais inovadoras do mundo na área de inclusão de pessoas com deficiência”. Assinou, em parceria com o Ministério da Cultura e quatro deputados, o Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional do Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” (19 de setembro). Eleita o melhor projeto na categoria “Desenvolvimento Social” do 2º Encuentro Internacional de Proyectos Inclusivos Exitosos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Peru.

http://www.escoladegente.org.br

escoladegente@escoladegente.org.br

https://www.facebook.com/pages/Escola-de-Gente-Comunicação-em-Inclusão

https://www.youtube.com/user/escoladegente

@escoladegente

SOBRE LIVRO UM AMIGO DIFERENTE?:

Lançado em 1995 pela Editora WVA, em nona edição (2014). Livro infantil escrito por Cláudia Werneck, primeira autora no Brasil a ter obras recomendadas simultaneamente pela Unesco e Unicef. Obra para adoção escolar, disponível em livrarias de todo o país.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE “UM AMIGO DIFERENTE?”:

 

Renata Frade

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

facebook.com/punch.comunicacao

@Punchcom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s