Release Fale! – Laurie Halse Anderson @EdValentina – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 18/05

Cotidiano dos adolescentes em perspectiva corajosa e transformadora

Valentina publica Fale! em primeira mão no Brasil. Obra continua encantando educadores, alunos e professores após 15 anos de lançamento

Bullying, abuso sexual, timidez, depressão, perda da virgindade, emagrecimento e mudanças físicas, necessidade de aceitação por grupos na escola. Estes são alguns dos dilemas e questões enfrentados por adolescentes como Melinda, protagonista de Fale!. O romance de estreia de Laurie Halse Anderson – best-seller do New York Times, com mais de 3 milhões de cópias vendidas – disserta sobre eles a partir da sinceridade e verdade presentes na voz da personagem, a partir do silêncio imposto pela violência.

Apesar de tocar em temas delicados e difíceis, Fale! provoca uma empatia direta com leitores. Melinda divide seu cotidiano junto à família e no Ensino Médio com ironia, senso crítico afiado, muitas vezes divertido e mais atento à realidade do que adultos. A obra recebeu o “Altamente Recomendável” norte-americano para leitura escolar pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA). Foi transformada em filme (O Silêncio de Melinda), em 2004, com Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, no papel da protagonista.

Finalista do National Book Award(divide com o Pulitzer o posto de mais importante prêmio literário dos EUA), o livro agrada a todas as idades. Os adolescentes de hoje poderão lê-lo como entretenimento que os ajudará a tomar decisões difíceis, guardadas em silêncio. Os adolescentes do passado lembrarão passagens marcantes e ajudarão as novas gerações a atravessar esta fase com mais leveza e segurança.

“Na última década, falei com mais de meio milhão de alunos do Ensino Médio sobre Fale!. Já perdi a conta da quantidade de cartas e e-mails que li, bem como das lágrimas derramadas nos meus ombros por leitores que se identificaram com a luta de Melinda. Vocês anseiam por falar. Só precisam de mais adultos que os escutem”, expõe Laurie Anderson na entrevista em que revela seu processo criativo no livro.

 

Educadores e pais poderão encontrar mais ferramentas de auxílio a adolescentes em Fale! no guia para discussão em sala de aula, além de informações relevantes principalmente sobre violência contra crianças e adolescentes no Brasil e exterior (estatísticas, contatos de instituições governamentais e privadas de apoio às vítimas).

 

SOBRE FALE!

1ª ed. – Rio de Janeiro: Valentina, 2013.

248 páginas.

Formato: 14×21 cm.

ISBN 978-85-65859-07-3

R$ 29,90

Tiragem: 5.000

O site de Laurie Halse Anderson (madwomanintheforest.com) reúne todas as informações sobre o livro, a playlist de Fale!, vídeos, biografia completa, links úteis para professores, notícias atualizadas, entre outros conteúdos complementares à obra.

 

PRÊMIOS, HONRARIAS E CRÍTICAS

 

  • HONRA AO MÉRITO: The Michael L. Printz Award for Excellence in Young Adult Literature
  • VENCEDOR:SCBWI Golden Kite Award
  • FINALISTA: Edgar Allan Poe Award
  • FINALISTA: Los Angeles Times Book Prize
  • ALA Top Ten: Best Book for Young Adults/ALA Quick Pick
  • A Booklist Top Ten First Novel of the Year
  • A Publishers Weekly Best Book of the Year
  • A BCCB Blue Ribbon Book
  • A School Library Journal Best Book of the Year
  • A Horn Book Fanfare Title
  • A New York Times Bestseller
  • A Publishers Weekly Bestseller e Melhor Livro do Ano

“O realismo especialmente corajoso e a transformação conseguida a duras penas irão não só emocionar, mas principalmente motivar e inspirar jovens leitores de todas as idades.”

Publishers Weekly

 

“O senso de humor sarcástico, a honestidade e a coragem da adolescente fazem dela não só uma personagem inesquecível, uma heroína cujo triunfo decisivo dará nova força aos leitores.”

Booklist

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE LAURIE HALSE ANDERSON

Aclamada autora de inúmeros livros para jovens e de uma série de 12 volumes para o ensino fundamental. Mundialmente conhecida por Fale!. Nascida em 1961, é nova-iorquina, casada, mãe de quatro filhos e autora best-seller do New York Times. Sua obra Chains também foi finalista do National Book Award, além do prestigiado Margaret A. Edwards Award concedido pela YALSA (uma divisão da ALA — American Library Association – Associação Americana de Bibliotecas) por sua “significativa e duradoura contribuição para a literatura juvenil”.

 

SOBRE A EDITORA VALENTINA:

Localizada no Rio de Janeiro, a Editora Valentina mantém o compromisso de publicar literatura de entretenimento e obras de referência aclamadas em prêmios e principais veículos de imprensa internacionais. O perfil editorial é voltado a romances que abordem a juventude contemporânea e ganhem vida fora do livro, além de temas como urban fantasy, distopia, paranormal, femininos, thriller, chick-lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk.

Conheça a Editora Valentina também em:

http://editoravalentina.com.br

http://www.youtube.com/user/ValentinaEditora

https://twitter.com/EdValentina

https://www.facebook.com/EditoraValentina

 

Mais Informações:

Renata Frade

Punch! 

@Punchcom

renatafrade@punchcomunicacao.com.br

https://pinterest.com/punchcom/

http://www.punchcomunicacao.com.br

https://punchcom.wordpress.com/

facebook.com/punch.comunicacao

LinkedIn (Punch! Comunicação & Tecnologia)

Image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s